sexta-feira, abril 08, 2005

" Posso escrever os versos..."

Ouvi este poema pela primeira vez, há 14 anos atrás.

Ouvi-o, pelo auscultador, de um telefone, duma antiga cabine, de rua.

Contudo, nunca o esqueci... Ficou comigo.

Image hosted by Photobucket.com

Posso escrever os versos mais tristes esta noite.

Escrever , por exemplo: «A noite está estrelada,
e tiritam, azuis, os astros lá ao longe.»

O vento da noite gira no céu e canta.

Posso escrever os versos mais tristes esta noite.
Eu amei-a, e por vezes ela também me amou.

Em noites como esta tive-a eu nos meus braços.
Beijei-a tantas vezes sob o céu infinito.

Ela amou-me, por vezes eu também a amava.
Como não ter amado os seus grandes olhos fixos.

Posso escrever os versos mais tristes esta noite.
Pensar que não a tenho. Sentir que a perdi já.

Ouvir a noite imensa, mais imensa sem ela.
E o verso cai da alma como no pasto o orvalho.

Importa lá que o meu amor não pudesse guardá-la.
A noite está estrelada e ela não está comigo.

Isso é tudo. Ao longe alguém canta. Ao longe.
A minha alma não se contenta como havê-la perdido.

Como para lhe chegar ao pé, o meu olhar procura-a.
O meu coração procura-a, e ela não está comigo.

A mesma noite que faz branquejar as mesmas árvores.
Nós os dois, os de então, já não somos os mesmos.

Já não a amo, é verdade, mas tanto que eu a amei.
Esta voz buscava o vento para tocar-lhe ao ouvido.

De outro. Será de outro. Como antes dos meus beijos.
A voz, o corpo claro. Os seus olhos infinitos.

Já não a amo, é verdade, mas talvez a ame ainda.
É tão curto o amor, tão longo o esquecimento.

Porque em noites como esta , tive-a nos meus braços,
a minha alma não se contenta em tê-la perdido.

Embora esta seja a última dor que ela me causa,
e estes sejam os últimos versos que lhe escrevo.

Posso escrever os versos

Pablo Neruda

3 Comments:

  • *em lágrimas*!

    podes publicar fotografias mas não te deixo publicar poemas que façam chorar!!!!!!

    Feia! Já não gosto de ti!

    BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ´!!!!!!!!!!!

    By Anonymous Anónimo, at 08 abril, 2005 14:59  

  • Hoje foi a minha vez de ver o teu blog.
    Adoreiiiiiiiii, adorei as fotos e adorei o poema.
    Bjs

    By Anonymous Anónimo, at 08 abril, 2005 15:55  

  • Obrigada pela vossa visita!
    A minha intenção aqui, não é fazer chorar ninguém...
    Quero me visitem, e gostem de passar por aqui...
    Um beijinho

    By Anonymous Anónimo, at 10 abril, 2005 10:41  

Enviar um comentário

<< Home